A Associação


Serviços


Simmental Fleckvieh


Cooperativa Nortilha



Notícias




Importação de Bovinos da Raça Simmental-Fleckvieh da Escócia




 

Ontem, dia 16 de fevereiro, chegaram à Ilha do Pico, provenientes da Escócia, 16 bovinos da Raça Simmental-Fleckvieh (3 machos e 13 fêmeas), através de uma importação promovida pelo Livro Genealógico Português da mesma raça, gerido pela AAIP.

Estes bovinos foram adquiridos por 8 produtores das várias ilhas que compõem o grupo central, nomeadamente Pico (3 bovinos), Faial (6 bovinos), São Jorge (6 bovinos) e Graciosa (1 bovino).

O objetivo desta importação foi adquirir nova genética, com melhor qualidade de produção de carne, conformação de carcaça e ganho médio de peso diário. A raça Simmental-Fleckvieh está instalada nos Açores desde a década 90, mas os bovinos que se importou de primeiro (vindos da Alemanha e Áustria) vieram a se revelar com maior aptidão para leite, e sendo esta uma raça de aptidão dupla, carne e leite, nessa altura não se teve muita em conta os parâmetros avaliados na produção de carne. 

Selecionou-se a Escócia como origem da Importação, uma vez que no Reino Unido a raça está direcionada e melhorada para a produção de carne, e porque o chefe executivo da Sociedade Britânica de Gado Simmental, o Sr. Neil Shand fez-nos o convite de visitarmos a Escócia, após cá ter estado a juízar o concurso de bovinos da raça aquando da Feira Agrícola Açores o ano passado, cá no Pico. 

Nós assim o fizemos, visitámos a Escócia - Edimburgo, em passado Outubro, e tivemos o prazer de visitar algumas explorações e ainda assistir ao concurso e leilão da Simmental em Sterling. Alguns dos bovinos importados já foram selecionados aquando da nossa visita. 

Os 16 bovinos adquiridos provieram de 3 explorações diferentes, visitadas por nós, sendo elas a da família Moffat - exploração Innerwick residente em Dunbar, East Lothian; do Sr. Richard McCulloch - exploração Overhill House, gerida por John Hughes, residente em Armadale, West Lothian; e a do Sr. Jim McLaren - exploração Dargill gerida por Thomas Henderson, residente em Crieff, Perthshire.

Agradecemos desde já, a todos os que contribuíram para que estes 16 animais após 10 dias de viagem chegassem sãs e salvos à ilha do Pico.

 

 



Voltar
 Copyright © 2009 | AAIP | Desenvolvido por: Ruralbit  Home | Links | Contactos | Sitemap